Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Seriados na TV que abordam temas Jurídicos

Vasculhando o que se passa de melhor na televisão aberta, encontrei alguns seriados americanos que abordam temas jurídicos e de investigação policial. Creio que absolver este conteúdo é muito importante para todos aqueles que fazem Direito, ou já fizeram.

O primeiro Seriado que abordei foi o Lei & Ordem exibido na Rede Familia, todas as Sextas a partir das 22:00h que aborda vários temas como estupros, racismo, violência, aborto, abuso infantil e eutanásia.

Leia a Sinopse do Seriado:

Na noite de 13 de setembro de 1990, a rede norte-americana NBC levava ao ar o primeiro episódio do seriado Lei e Ordem, criado por Dick Wolf. A repercussão foi imediata. Primeiro porque nunca na história dos seriados de televisão havia sido tentado um formato tão revolucionário e inovador. Cada capítulo era nitidamente dividido em duas partes: Lei e Ordem. Na primeira meia hora, acontece o crime e a investigação policial. Na segunda metade, entra em cena um elenco totalmente diferente, e o acusado será julgado nos tribunais. É como se fossem dois seriados - um de tema policial e outro de tema jurídico - condensados dentro da mesma produção.

O segundo Seriado que recomendo é o CSI Las Vegas exibido pela Rede Record, também todas as Sextas a partir das 00:15h, ele é um pouco mais policial, mesmo assim possui alguns interrogátorios bem interessantes.
Leia a Sinopse do Seriado:
CSI consiste em uma equipe de investigadores liderada pelo legista Gil Grissom (William L. Peterson). Trabalham ao seu lado a ex-dançarina Catherine Willows (Marg Helgenberger) o capitão Jim Brass (Paul Guilfoyle), o analista Nick Stockes (George Eads) e o químico Warrick Brown (Gary Dourdan). Mais tarde, o time conta com os reforços da física Sara Sidle (Jorja Fox), o legista Dr. Robbins (Robert David Hall) e do químico Greg Sanders (Eric Szmanda).
A série retrata o cotidiano de investigadores que resolvem casos analisando os locais onde foram cometidos crimes. Todas as pistas improváveis são ferramentas para se chegar ao criminoso. Experiência e instinto também são poderosas armas no combate à violência e a desonestidade. O motivo do crime e a identidade do culpado nem sempre são fáceis de serem descobertos, mas nada disso será um impedimento para os investigadores.

Nenhum comentário: