Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quero fazer faculdade de Graça! Saiba como conseguir bolsas de estudo!

Está frase foi a minha frase quando eu tinha 17 anos e estava cursando o 3ª ano do ensino médio. Cheio de esperanças e sonhos, queria muito entrar em uma faculdade e cursar direito. E imaginem eu consegui! E tudo como diz a gíria "na faixa", de graça sem nenhum custo.

1º Opção -  Universidade Pública:

A universidade pública é uma opção, todavia o de "graça" é parcialmente verdade, pois a maioria que passa nos concorridos vestibulares já estudou em escolas particulares, ou seja, o Pai teve que desembolsar uma boa grana ou então eles fizeram anos de cursinho, que também custa um preço um pouco salgado. Para quem quer estudar sem custo algum nesta opção, trate de ler todos os livros dos vestibulares, fazer dezenas de exercícios por dia, enfim se dedicar e muito, que você consegue!

2ª Opção -  Universidades Particulares:

ProUni

Para as Universidades particulares, nós temos o ENEM, que dependendo da nota de corte você consegue uma bolsa integral ou parcial pelo ProUni, que é um programa de bolsas do Governo Federal onde ele paga a sua bolsa, dando descontos em tributos as instituições de ensino Superior. A bolsa é integral ou parcial devido a renda familiar (por cabeça), se a renda de sua família não ultrapassa um salário e meio por pessoa que mora junto, parabéns você conseguiu uma bolsa integral.

Escola da Família (Aberta aos finais de semana)

Você não conseguiu nota de corte no ENEM, calma ainda existe esperança! O governo do Estado de São Paulo, oferece uma bolsa integral, para jovens que participam do Escola da Família, que é um projeto estadual, onde os jovens dedicam o final de semana coordenando atividades socio-educativas com os alunos das escolas estaduais. Este projeto não precisa de comprovação de renda.
*Não tenho certeza se o nome do programa é este do título, todavia são as pessoas que trabalham nos finais de semana na faculdade.

3ª Opção - Instituições Religiosas

Você é Presbiteriano do Brasil? Não, poxa então perdeu um descontão, que chega até 80% no Mackenzie, é lógico com carta do Reverendo, observando sua fé e presença nos cultos. Os Mórmons (Religião vinda dos EUA) também possuem projetos de bolsas, mas realmente não sei ao certo explicar.

Seja um cristão missionário no Campus Universitário

Você coneseguiu ingressar no tão sonhado curso universitário que você almejava? Então agradeça a Deus e sirva o seu próximo, a missão Aliança Bíblica Universitária do Brasil (www.abub.org.br ), capacita estudantes que querem levar as boas novas de Cristo na faculdade, incentivando a formação de grupos de estudos bíblicos, o lema dela é "Estudante alcançando estudante". Fica a dica, seja missional!

Nenhum comentário: